Caracterização

Neste local esteve instalado o Colégio Externato de Camões de ensino secundário, o único existente em Ponte de Sor, que foi um grande centro de instrução e cultura e que beneficiou muitos filhos da terra e do seu distrito. No entanto só as famílias ricas é que inscreviam os seus educandos neste colégio, havendo uma percentagem maior de raparigas. Os proprietários destas instalações eram a Família Goes, que posteriormente doou as mesmas à Câmara Municipal de Ponte de Sor com a condição de só funcionar sempre ligado à Educação.

O projeto do Jardim-Escola João de Deus foi feito em Janeiro de 1995 pelo Sr.Eng. Civil Carlos Alberto Simões de Matos. Neste projeto foram elaboradas algumas alterações e beneficiações nas antigas instalações do Colégio. Os financiadores desta obra foram a Associação de Jardins-Escolas João de Deus, havendo no entanto algumas doações de material por parte da Câmara Municipal de Ponte de Sor, sendo que o edifício continua a pertencer à Câmara Municipal. A 4 de Setembro iniciaram-se as atividades do Jardim-Escola de Ponte de Sor, o que permite dizer que há Jardins-Escolas João de Deus em todas as províncias de Portugal.

O Jardim-Escola foi inaugurado oficialmente a 12 de julho de 1996, com a frequência de alunos do Bibe Amarelo, Encarnado e Azul. Alguns anos mais tarde o Jardim-Escola passou a ter alunos do Bibe Castanho e no ano seguinte Bibe Verde e assim sucessivamente até chegar ao 4º ano que foi no ano lectivo de 99/00.

Na vida da Associação foi de notável interesse a abertura dum Jardim-Escola João de Deus para as crianças de Ponte de Sor, o 31º da Associação, e que teve o mérito de ser o primeiro do Alentejo. Na cerimónia de inauguração que decorreu com brilho falou o antigo aluno e actual Vice-Reitor da Universidade de Évora - Professor Doutor Rui Namorado Vassalo Rosa.

Tanto em Coimbra, na inauguração do monumento, como em Ponte de Sor se realizaram Conferências Pedagógicas, tradição da nossa Associação que acredita na Educação Contínua para além da formação inicial.